Missão
Comunicar o mais recente conhecimento científico sobre o comportamento alimentar do bebé e da criança e sobre as estratégias dos pais e cuidadores para o melhorar, através de conteúdos práticos, intuitivos e úteis.
Visão
Contribuir para:
– Bebés e crianças felizes à mesa
, apaixonados pelos melhores alimentos e capazes de autorregular quanto comem.
– Pais e cuidadores sem culpa, capazes de entender os sinais do bebé/criança à mesa e de responder de forma confiante, adequada, assertiva e positiva.
Valores
– Ética e transparência.
– Integração de conhecimento científico da nutrição, psicologia e saúde pública.
– Respeito pela individualidade e harmonia familiar.
– Comunicação inovadora, clara e empática.

Lisa Afonso
Nutricionista (cédula profissional n.º 0512N)
Mestrado em Saúde Pública & Doutorada em Psicologia
Nutricionista Especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública pela Ordem dos Nutricionistas
ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO: Nutrição infantil e Educação alimentar
Introdução de alimentos; Padrões alimentares e sua associação com saúde; Obesidade infantil; Práticas parentais e associação com a recusa alimentar e com traços do comportamento alimentar da criança; Regulação do apetite da criança; Estratégias de educação alimentar para a promoção de fruta e vegetais; Teorias da Autodeterminação e do Comportamento Planeado aplicados à educação alimentar; Educação alimentar em meio escolar.
Experiência Profissional (entre outras):
- Projeto de investigação ‘Práticas parentais e a autorregulação do apetite da criança – uma intervenção para a prevenção da obesidade infantil’ no âmbito do doutoramento (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto).
- Projeto de investigação ‘Sabor da Diversidade’, que pretendeu desenvolver e testar uma atividade educativa para a promoção da preferência por vegetais e da valorização da biodiversidade em meio escolar (Escola Superior de Educação da Universidade do Porto).
- Investigadora, coordenadora regional e gestora de comunicação do Projeto ‘Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física’ (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto).
- Investigadora do Projeto “Compreender a dinâmica da gordura corporal – o efeito mediador dos padrões e comportamentos alimentares” baseado na avaliação dos 7 anos da coorte de nascimento Geração 21 (Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto).
- Investigadora no projeto europeu ‘HabEat- Determining factors and critical periods in food habit formation and breaking in early childhood: a multidisciplinary approach‘, tendo participado na transferência do conhecimento científico para profissionais e público em geral (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto).
- Nutricionista do projeto ‘Corpo em Formação’, dirigido a alunos do 1º ciclo do ensino básico e comunidade escolar (Espaço T).
- Nutricionista da Escola Secundária do Castêlo da Maia, tendo acompanhado o serviço de alimentação e realizado sessões individuais e educativas em meio escolar.
- Nutricionista de projeto para a prevenção da obesidade infantil ‘Saber Comer para Bem Crescer’ que envolveu 380 famílias em sessões educativas, de grupo e individuais (Liga dos Amigos do Centro de Saúde da Foz do Sousa).’
Comunicações em congressos nacionais e internacionais (entre outras):

3º Congresso Parentalidade Consciente (Lagoa, 2019) Oradora com o tema ‘Alimentação infantil: é urgente saber promover o prazer em bem comer’.

7th International Self-determination Theory Conference (Amesterdão, 2019) – Apresentação do póster ‘Preliminary psychometric properties of a brief measure to assess food parenting practices of structure, control and autonomy support in young children’.

25th European Congress on Obesity (Viena, 2018) – Comunicação oral ‘ Self-regulation and eating behavior traits in preschool children’.

European Congress of Epidemiology (Maastricht, 2014) – Apresentação do póster ‘Bidirectional association between parental child-feeding practices and weight status at 4 and 7 years’.
Publicações (entre outras):
Artigos científicos
- The taste of biodiversity: science and sensory education with different varieties of a vegetable to promote acceptance among primary school children.
- Fammeal: a gamified mobile application for parents and children to help health care centers treat childhood obesity.
- A Comprehensive Assessment of Food Parenting Practices: Psychometric Properties of the Portuguese Version of the HomeSTEAD Family Food Practices Survey and Associations with Children’s Weight and Food Intake.
- Bidirectional association between parental child-feeding practices and body mass index at 4 and 7 y of age.
- Índices de adesão ao padrão alimentar mediterrânico – a base metodológica para estudar a sua relação com a saúde.
Guias e Relatórios
- Da mesa à horta: aprendo a gostar de fruta e vegetais: um guia prático para pais e cuidadores de crianças em idade pré-escolar.
- Consumo alimentar e nutricional de crianças em idade pré-escolar – resultados da coorte Geração 21.
- Vegetables and fruit: help your child to like them.
Prémios:

- Vencedor na categoria de Investigação & Desenvolvimento. Carla Lopes, Andreia Oliveira, Lisa Afonso, Teresa Moreira, Catarina Durão, Milton Severo, Sofia Vilela, Elisabete Ramos, Henrique Barros. “Relatório Consumo alimentar e nutricional de crianças em idade pré-escolar – resultados da coorte Geração 21”. Nutrition Awards 2014, APN.
- Menção Honrosa na categoria Iniciativa de Mobilização. Carla Lopes, Andreia Oliveira, Lisa Afonso, Catarina Durão, Pedro Moreira, Elisabete Pinto, Elisabete Ramos. Da mesa à horta: aprendo a gostar de fruta e vegetais. Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Porto, 2014. Nutrition Awards 2014, APN.
Formação Profissional e Certificação (entre outras):
- 2019 – New Investigators United Autumn School – European Association for the Study of Obesity (Nápoles, 2019).
- 2015 – Certificação de Parentalidade Consciente – Academia de Parentalidade Consciente (Porto, 2015).
- 2010 – Formação de Formadores com a Key Formação Profissional (Porto, 2007).
Outras atividades:
Revisão de artigos para as revistas científicas internacionais indexadas Health Informatics Journal e Patient Education and Counseling.
Saber mais: