O bambu é material poroso, difícil de higienizar. Alguns estudos demostram a presença de bactérias mesmo após higienização do bambu. O mesmo acontece com a madeira. É por isso proibida a utilização de utensílios de contacto com os alimentos de madeira na restauração coletiva, há já vários anos, como garante de boas práticas de higiene e segurança alimentar. É que os microorganismos parecem sobreviver em utensílios fibrosos como estes e há o risco de serem transmitidos para os alimentos.
Além disso, há que evitar produtos de plástico que contêm fibra de bambu (muitas vezes vendidos como produtos de bambu). Exemplo:
A adição de bambu ao plástico pode levar à degradação acelerada do plástico e à libertação de formaldeído e melamina (substâncias usadas na fabricação do plástico) para os alimentos, por vezes acima dos níveis seguros. A Comissão Europeia avaliou em 2023 a presença frequente destes produtos no mercado, em valores ainda preocupantes.
É muito comum encontrarmos pratos de bambu à venda para os bebés e vemo-los hoje constantemente nas redes sociais. Repare que o mesmo não acontece para o adulto. Podemos usá-los em dias de festa, mas pelos motivos elencados sugiro evitar o seu uso frequente.
No “Curso de Introdução de Alimentos: dos Purés ao BLW” e na consulta explico quais os melhores utensílios para o bebé.
Lisa Afonso
Nutricionista Infantil | Investigadora Doutorada na área do Comportamento Alimentar Infantil