Esta pode ser uma das primeiras receitas para o bebé. Não existe nenhum motivo que justifique manter sempre a mesma base na sopa (habitualmente a mais recomendada é de cenoura, abóbora e/ou batata doce). Aliás, se variarmos as bases promovemos variedade de sabores, tornando mais provável a aceitação pelo bebé. Pode ser também uma mudança positiva para o intestino do bebé, que tende a ficar mais preso com a diversificação alimentar.
Tempo de preparação: 25 min.
Porções: 2-4
Ingredientes:
- 1 folha de Couve Coração
- 1 Cenoura pequena
- 1 Curgete pequena
- 3 Ramos de couve flor
- 2 Batatas pequenas
Preparação: Lavar, descascar e cortar os vegetais e batatas. Cozer a vapor. Triturar, ajustando a consistência com água. Adicionar 1 colher de chá de azeite em cru antes de servir.
Algumas dicas úteis:
- Manter uma pequena parte da casca da curgete se esta for tenra e não tiver irrregularidades, para aumentar o teor de fibra do puré.
- Assim que esteja pronto, as sobras podem ser imediatamente divididas por boiões e arrefecidas debaixo de água. Pode conservar-se no frigorífico (a 0-5ºC) por 48 horas ou no congelador por 1 mês (a -18ºC). Não se esqueça de rotular os boiões, descrevendo os ingredientes e a data de preparação.
- Pode servir-se entre 60g (3 colheres de sopa cheias aproximadamente) se o bebé está a começar a comer a 120g (6 colheres de sopa). Cada bebé come quantidades variáveis e se o peso está a evoluir bem, está tudo bem. Depois de oferecer uma vez, vamos compreendendo qual a aceitação e quantidade a servir, sempre com base nos sinais de saciedade que o bebé dá.
Se experimentou a receita, conte como correu nos comentários 🙂
Bom apetite!
Lisa Afonso
Nutricionista Infantil | Investigadora Doutorada na área do Comportamento Alimentar Infantil