Não existe nenhum motivo que justifique manter sempre a mesma base na sopa (habitualmente a mais recomendada é de cenoura, abóbora e/ou batata doce) e oferecer apenas a batata como fonte principal de hidratos de carbono na refeição. As alternativas à batata são imensas e ajudam-nos a variar a textura e sabor da refeição. Podemos oferecer massa ou couscous (assim introduzindo o glúten), millet, arroz, quinoa, etc.
Segue um exemplo de uma refeição com couscous e frango.
Tempo de preparação: 30 minutos
Porções: 1-3
Ingredientes:
- Meia Curgete média
- 2 folhas de Couve Coração
- 4 ramos de Couve-flor
- 1 fatia de Abóbora
- Peito de frango cozido (15g por refeição)
- Couscous cozido (1 colher de sopa por refeição)
Preparação: Cozer os vegetais a vapor. Adicionar água e triturar. Adicionar o frango cozido desfiado e picado e uma colher de sopa de couscous cozido. Misturar bem e servir.
Algumas dicas úteis:
- Manter parte da casca da curgete se esta for tenra e não tiver irrregularidades, para aumentar o teor de fibra do puré.
- Assim que esteja pronto, as sobras podem ser imediatamente divididas por boiões e arrefecidas debaixo de água. Pode conservar-se no frigorífico (a 0-5ºC) por 48 horas ou no congelador por 1 mês (a -18ºC). Não se esqueça de rotular os boiões, descrevendo os ingredientes e a data de preparação.
- Cada bebé come quantidades variáveis e o número de porções da receita e quantidade de carne e couscous cozidos por porção são, por isso, só indicativos.
Quem vai experimentar?
Conte-me como correu nos comentários.
Bom apetite!
Lisa Afonso
Nutricionista Infantil | Investigadora Doutorada na área do Comportamento Alimentar Infantil